O significado

11-03-2010 15:46

Ao procurar o significado desta palavra num dicionário de língua portuguesa fiquei tanto de espantada como de satisfeita.

 

Pode-se ler que "casa"  é qualquer construção destinada a habitaçãoprédioresidênciavivenda. Até aqui nada de novo, é verdade. Mas ao ler um pouco mais até arregalei o olho... Firma, empresa, conjunto de pessoas que estão adstritas ao serviço particular de um chefe de Estado!

Ao fim de algum tempo de assumir o cargo de Mãe a tempo inteiro percebi que "mães e pais a tempo inteiro" somos todos nós, mesmo aqueles que saem de manhã para deixar os seus filhos numa creche ou ama, a fim de irem trabalhar e só regressar à noite cansados e com alguma falta de paciência mas que ainda assim se esforçam por dar atenção aos seus filhos.

No entanto, mesmo entendendo isso nunca recebi reciprocidade plena dos pais que assim praticam a sua função de pais. Existe um estigma de que a Mãe que fica em casa (e hoje até já alguns pais), se perdem num mundo de detergentes, bolçados, pó e fatos de treino.

 

Pois bem, aqui está: firma, empresa, conjunto de pessoas que estão adstritas ao serviço particular de um chefe de Estado. É isto que eu faço, dedico-me à gerência da Instituição Família com todas as suas trocas e contactos comerciais com fins lucrativos e pedagógicos.

O único senão... Não existe. Trabalhamos por entre as 24 horas do dia ora olhando pelos filhos ora olhando pelos animais, compras, comidas ou roupas... Tratamos das burocracias que se impõem em horários 9-18 (CTT, bancos, finanças, etc) e, muitas (os) de nós ainda tem algum tipo de negócio a partir de casa (freelancer e outros). A diferença está em que aqui acordamos e aqui adormecemos. Ficamos igualmente cansadas (os) mas temos a sorte de durante todo o dia sermos gloriosamente pagas (os) com os sorrisos e mimos dos que amamos.

O fato de treino e o banho por tomar fica para aqueles que têm falta de olfacto ou algum mau gosto no que respeita a moda! Isto é algo transversal à ocupação que se tem.

 

PS: marido, mesmo assim a ti cabe-te a função de chefe de Estado! Eu prefiro pensar que sou mais uma directora geral! Fica-me melhor ;)
 


—————

Voltar